O
mantra é a própria razão de ser de muitas práticas tântricas. A palavra mantra
origina-se de uma antiga raiz sânscrita, man, que significa pensar, e o sufixo
tra, que significa instrumento. O mantra é um conjunto de sons ou palavras com
efeitos vibratórios, psíquicos e espirituais, quando devidamente pronunciados.
De
acordo com o Tantrismo, cada coisa, seja qual for sua constituição, nada mais é
que uma concentração de energia, uma vibração. Toda vibração de um objeto
produz uma modificação, que poderá ou não ser apreendida pelo homem.
Nos
hinos do Rig-Veda, os Mantras eram apresentados como instrumentos etéricos para
o homem atingir a integração da consciência humana com a consciência cósmica.
Segundo os Rishis (sábios), os Mantras impregnam o éter supremo e imperecível,
onde os deuses estão presentes. A linguagem humana, nascida da utilização da
voz, é a manifestação, no físico, de uma tensão psicológica gerada num plano
mais sutil; o mental. Portanto, falar gera libertação de tensões. Existem duas
maneiras de falar. Uma, a mecânica, à maneira dos seres, na qual a linguagem
nada mais é do que o resultado de um processo “digestivo” mental. As palavras
nada mais são do que conceitos mal digeridos que irão, por sua vez, ser
absorvidos pelos outros para, incorporando-se em suas naturezas nervosas, serem
novamente expelidos e permitir a continuação do processo. E com ele todas as
infecções psíquicas causadas pelas contaminações decorrentes da falta de
higiene dos que são obrigados a viver no meio do esgoto para onde fluem os
subprodutos da mente humana. A outra forma é a que se encontra na linguagem
intencional nascida de uma experiência em primeira mão da realidade. É a
palavra correta, não contaminada, que brota do aqui e agora. Essa palavra não
contamina, mas cura.
Os
Mantras servem para várias finalidades. Vejamos algumas relacionadas aos
objetivos da psicanálise:
a) Libertação
secundária: refere-se ao alívio de um peso ou de alguma coisa que nos aperta
até a cura de uma neurose, quando é atingido aquilo que convencionalmente
chamamos de “saúde psíquica”.
b) Evitar
a má influência: O homem pode vestir uma couraça protetora, uma barreira contra
a contaminação psíquica, de imensa utilidade num mundo dito desenvolvido e
civilizado, mas que continua desconhecendo as regras básicas da higiene
hiperfísica.
c)
Exorcizar os demônios: Em primeiro
lugar, temos que situar devidamente o que seja demônio no mundo tântrico. São
nuvens de força imensa atraídas pelos seres de acordo com o seu estado interior
(seus pensamentos e sentimentos naquele momento). A neurose, no conceito
tântrico, é a posse do paciente por um conteúdo psíquico que o infecta e
destrói a sua paz. A remoção da causa, a conscientização da mesma através de
várias técnicas é o verdadeiro exorcismo. Numa de suas obras, o Dr. Jung chama
a atenção para a influência através do inconsciente coletivo de certas
vibrações advindas de pessoas desajustadas. No Volume 9, de um ensaio
intitulado “Concerning Rebirth”, ele afirma: “Grande aglomerações de pessoas são sempre um campo propício para
epidemias psíquicas”. No Volume 17 do “The Development of Personality”,
Jung relata: “As doenças psíquicas e
nervosas das crianças dependem enormemente das perturbações no mundo psíquico
dos pais. Todas as dificuldades dos pais refletem-se, sem falhar, na psique da
criança”.
d) Curar
doenças: A doença é uma quebra de ritmos. Uma dissonância na harmonia natural
do funcionamento do sistema psicofísico. Está definitivamente provada a íntima
relação entre corpo e espírito, e a forma pela qual muitas doenças físicas
aparecem depois de um período de incubação no psíquico. Nesse caso, a cura é a
reconstituição dos tecidos psíquicos e poderá ser acelerada pelo uso adequado
do som.
e) Influenciar
as ações e pensamentos dos outros: Podemos, segundo o Tantra, mediante a
repetição adequada do Mantra, auxiliar os outros. Um Mantra é um som, uma
vibração. Toda vibração tem uma forma, uma estrutura, um ritmo. É um campo
vibratório que atua diretamente sobre os que estão em contato direto com ele. A
mãe que acalenta o filho está, na sua espontaneidade, emitindo um Mantra que
produz resultados marcados. Há uma série de fórmulas mântricas usadas com essa
intenção. Esse material pode ser encontrado em obras de Mantra-Yoga.
f) Purificação
do corpo humano: A idéia de limpeza e higiene é muito antiga na Índia. Os
banhos, o fogo, os incensos, os mantras são recursos para essa higiene do
sutil. Antes de certos rituais, o homem tem que se submeter a um processo de
assepsia. O Mantra é uma espécie de detergente interno para a remoção da
escória acumulada pela vida afora, ou mesmo de outras encarnações.
A
eficiência do Mantra não é uma questão de teoria. É um segredo que se revela ao
coração do homem e que depende de cada um de nós comprovar. Seria de muita
utilidade na clínica psicanalítica, o uso de mantras, tanto pelo terapeuta como
pelo analisando, de acordo com a necessidade que a terapia apresentar.
Na
Mitologia Hindu, cada deus possui seu mantra. Significa dizer que se queremos
uma conexão com partes mais sublimes de nosso Inconsciente, podemos acessá-las
usando os mantras correspondentes.
O
Mantra atua tanto no próprio emissor como nos receptores que tiveram
possibilidades de com ele entrar em ressonância. Mesmo aqueles que não ressoam,
que não são autoconscientes, são beneficiados, assim como toda a
coletividade.
Muito Bom!
ResponderExcluir